Classificação de interesse da clínica de acordo com o uso
Contexto
Hoje classificamos o interesse da clínicas de acordo com o que foi preenchido no signup. Não sabemos se essa informação se confirma após o passar do tempo. Será que as clínicas realmente permanecem utilizando apenas as features do interesse declarado? Algumas clínicas podem ter mudado de interesse, iniciado a assinatura por conta do SaaS, mas hoje também utiliza BNPL. Ou podem ter iniciado querendo utilizar o SaaS e BNPL, porém depois viram que o BNPL não se aplica ao seu público.
Para essa nova classificação de interesse é necessário estabelecer qual é o comportamento de uso que define se a clínica está interessada mesmo no produto ou apenas fez alguns testes.
Objetivo
Definir uma regra que nos permita identificar o interesse da clínica com base no seu uso.
Primeiro definir qual é o comportamento que a clínica deve ter para ser considerada como interessada em SaaS e/ou BNPL. Em seguida, tomar como base o interesse declarado no signup e então reclassificar criando interesse por uso.
Premissas
Período das atividades analisadas: janeiro até abril de2024
Foi decidido que toda a análise será feita com base no uso mensal, pois assim diminuímos a volatilidade dos dados. O uso semanal contém grandes alterações devido a feriados, o que pode influenciar o resultado. Considerando o uso mensal, essas alterações são diluídas, mitigando eventos atípicos.
Foram desconsideradas todas as clínicas que estão com suas assinaturas canceladas.
A classificação de clínica inativa aqui está ligada diretamente aos critérios análisados, não significa que nenhuma atividade foi realizada.
Conclusão
Análise
SaaS
Para saber se a clínica possui interesse no SaaS ou não, será utilizado o conceito de power user. Este conceito está amplamente difundido na empresa, então é de fácil entendimento. Já se comprovou que clínicas que se tornam power user tendem a permancer como power user, ou seja, é certo que as clínicas dete grupo possuem interesse no uso do SaaS.
Como estaremos olhando o uso mensal, será considerado power user clínicas que utilizaram o SaaS por 13 ou mais dias no mês.
Portanto, se uma clínica for Power User pelo menos em um mês durante sua assinatura, então ela possui interesse em SaaS.
BNPL
Para definir as clínicas com interesse em BNPL seguiremos três abordagens e ao final decidiremos qual faz mais sentido para o nosso objetivo. Ambas as abordagens seguirão a mesma lógica de power user SaaS, ou seja, quantidade de dias que tiveram atividades realizadas no mês.
1 - Solicitações ou Contratos: A primeira abordagem irá considerar as clínicas que realizaram pelo menos um solicitação e/ou contrato no mês.
2 - Pré-análise: A segunda abordagem irá considerar as clínicas que realizaram pelo menos 5 pré-análises no mês.
3 - Solicitações ou Contratos + Pré análise : A terceira abordagem considera os dois grupos anteriores. Um contrato/solicitação ou 5 pré-analises
Frequência de Pré-análise
Para definir qual frequência de pré-análise considerar, analisei a distribuição da quantidade de dias no mês em que cada clínica realiza pelo menos uma pré-análise. Quando falamos de clínicas sem contrato, a frequência de dias com pré análise é muito parecida para o grupo que possui pelo menos uma solicitação, se comparado com o grupo sem nenhuma solicitação.
75% das clínicas com contrato tiveram mais de 4 dias executando pré-análise no mês. Para os que não tem contrato, 75% das clínicas realizaram a atividade no máximo 5 dias.
Analisando todas as clínicas juntas, temos que 50% realizaram pré-análise pelo menos 5 dias no mês.
A maioria das clínicas, que realizaram 5 dias de pré análise, acabam tendo pelo menos um contrato. Porém, as outras, apesar de não conseguirem um contrato, elas apresentam um interesse consistente no BNPL.
Classificação por Uso
A seguir iremos comparar as três abordagens de classificação por uso com a classificação do signup. Portanto, temos os seguintes grupos:
Classificação SIGNUP
GRUPO 1: Para o SaaS mais de 13 dias com atividade e BNPL com pelo menos 1 dia com C2 ou Contrato.
GRUPO 2 : Para o SaaS mais de 13 dias com atividade e BNPL com pelo menos 1 dia com C2 ou Contrato ou 5 dias de pré-análise.
GRUPO 3 : Para o SaaS mais de 13 dias com atividade e BNPL com pelo menos 5 dias de pré-análise.
As clínicas que não se encaixam em nenhuma classificação de SaaS e BNPL serão classificadas como Inativas
Alteração da regra de uso no SaaS
Devido ao alto volume de clínicas inativas, surge a dúvida se o power user é um critério muito elevado para a classificação de interesse.
A seguir reproduziremos a mesma análise realizada para o Grupo 2 acima, porém dessa vez a regra para utilização de SaaS será alterada. Anteriormente era: Pelo menos 13 dias com atividade; Agora será: Pelo menos 4 dias com atividade (similar a 1 atividade por semana).
Quando comparamos com os valores do Grupo 2 temos que: 264 clínicas eram inativas e se tornaram SaaS, e 74 clínicas eram BNPL e se tornaram 'BNPL e SaaS'. Ou seja, há uma reclassificação de 338 clínicas.
Considerando que na data da análise temos 2172 clínicas ativas, temos uma reclassificação de 15% das clínicas. Por este valor não ser muito elevado, e buscando a menor volatilidade na classificação, seguiremos com a regra do grupo 2.